-
Arquitetos: JC Architecture
- Área: 223 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Agglotech
Descrição enviada pela equipe de projeto. Através da arquitetura o homem deu forma às cidades, domesticando a natureza e afastando-se dela. Com o tempo passamos a ansiar pelo pôr do sol, por ver as estrelas no céu assim como ansiamos pelo verde da natureza ausente. Ansiamos por sentir as gotas de chuva tocando a nossa pele. O projeto pretende recriar este ambiente nostálgico em meio ao universo urbano, oferecendo um mundo de novas possibilidades. O nosso objetivo é trazer a natureza de volta para a cidade através de projetos como este, proporcionando lugares seguros e agradáveis para a vida na cidade.
Procuramos explorar diferentes relações entre as pessoas e o espaço: pessoas de diferentes idades e espaços de distintas escalas. Desenvolvemos um projeto de residência onde interior e exterior parecem fundir-se e desde onde é possível experimentar o espaço da rua à partir do aconchego da casa. Uma arquitetura que procura reconectar a cidade com a natureza.
Este é um projeto que procura revelar as camadas do tempo, desde quando os japoneses ocupavam Taiwan, passando pelos anos que seguiram o restabelecimento do governo taiwanês e pelas crises que castigaram o país ao longo do tempo. Todos estes eventos deixaram marcas em nossa cidade, e da mesma maneira, ajudaram a construir a identidade deste lugar e consequentemente, deste projeto. O uso da madeira japonesa, os vestígios da antiga estrutura de dormitórios que aqui existia nos anos 50, as parreiras que cresceram no quintal - cada elemento do passado faz parte das fundações onde estamos edificando o futuro.
Estes edifícios decadentes de madeira tem uma história para contar. É a nossa missão, como arquitetos, encontrar maneiras de incorporar estas memórias para que elas possam continuar existindo. Não precisamos negligenciar o nosso passado para criar algo novo, é possível evoluir sem esquecer de onde viemos.
Primeiramente procuramos compreender a dinâmica desta família moderna para então poder adaptar este espaço segundo as suas necessidades, sem no entanto, abrir mão de preservar alguns elementos importantes do seu passado. Isso significa que nenhuma coisa é mais importante que a outra, por isso procuramos encontrar um equilíbrio entre as duas coisas.
Esta típica casa japonesa, cercada por um muro de seis metros de altura, foi modificada e ampliada ao longo de seus noventa anos de existência. Durante os anos 50, foram incluídas uma cozinha aberta e uma sala de estar, além de um pátio e um espaço flexível de socialização.
Os materiais utilizados na reforma criam um forte contraste entre aquilo que é moderno e o que é histórico. A inserção de uma nova porta em uma antiga parede representa a transposição deste período histórico e uma abertura para um novo episodio na história desta casa. Um edifício transformado para abrigar uma nova família, e com ela, uma nova maneira de se ocupar o espaço.
Cada um dos espaços foi pensado para além de uma simples função. Criamos espaços de circulação mas que também são espaços de estar; enquanto alguns ambientes se fecham, outras possibilidades se abrem. Este arranjo dos espaços em um único ambiente contínuo é o que cria conexões surpreendentes proporcionando diferentes interações e um uso criativo do espaço. O principal banheiro da casa é acessado à partir do espaço central da casa, que também se conecta ao quintal, a cozinha e a sala de jantar. Com o banheiro em uma situação tão privilegiada, a banheira passa a ser um elemento importante para o convívio da família durante o verão.
A vegetação que protege os espaços da casa proporciona, além de privacidade, perfeitas condições de ventilação natural. Com este perímetro protegido, as aberturas zenitais desempenham um importante papel na iluminação dos espaços interiores, permitindo que a vegetação cresça no coração da casa. Uma escada externa permite acessar tanto a cobertura da casa quando o nível da rua.
Como um projeto de intervenção em uma estrutura existente, acreditamos que a nossa contribuição é apenas mais uma de um processo que nunca chegará ao fim. Um espaço cheio de vida e energia e um lugar para inovar e experimentar.